Uma das perguntas que mais nos fazem no dia a dia é:
- Dra. mas afinal o que é uma holding familiar?
Pois bem. Uma holding familiar é um instrumento onde se utiliza uma combinação das regras de direito de família, direito sucessório e direito empresarial para se montar um sistema de proteção do patrimônio da família, organização e sucessão, evitando que os herdeiros tenham que passar por um processo de inventário.
E, nesse sentido, muitas pessoas pensam que uma holding familiar é apenas abrir uma empresa e colocar os bens dentro dela. ISSO NÃO É UMA HOLDING FAMILIAR! Aliás, chamamos isso de FAKE HOLDING! Isso é apenas uma empresa comum de administração dos bens.
Uma holding familiar pode compreender uma, duas ou três empresas, onde incorporamos o patrimônio da família, organizamos e deixamos pronta a sucessão para os herdeiros, sem a necessidade de um inventário no post mortem dos titulares do patrimônio.
Mas as vantagens não acabam aí. Os titulares do patrimônio continuam na sua administração enquanto viverem e deixam especificadas as regras de administração do mesmo quando não estiverem mais aqui. Sem contar na economia tributária de no mínimo 60% comparado a um processo de inventário.
A segunda pergunta que mais recebemos de nossos clientes é: - Dra. para quem serve uma holding familiar? Apenas para pessoas ricas?
A resposta é categórica: SERVE PARA TODAS AS PESSOAS MESMO AS QUE NÃO POSSUEM AINDA NENHUM PATRIMÔNIO.
Já montamos holdings familiares para pessoas com apenas o seu imóvel residencial avaliado em R$140.000,00, como para pessoas com patrimônio superior a 100 milhões de reais e pessoas sem patrimônio algum.
Isso porque, pessoas jovens sem patrimônio, deixam aberto o seu sistema de holding familiar e, conforme forem adquirindo seus primeiros imóveis, veículos, investimentos, ao longo dos anos, já vão adquirindo direto em nome da holding, representando, além da proteção patrimonial, uma economia absurda em relação a pessoas que não possuem o sistema.
Assim sendo, é preciso que o brasileiro mude sua mentalidade de apenas possuir um seguro para veículo, plano de saúde, previdência privada, para uma proteção mais completa, assegurando a continuidade na família de todo o seu patrimônio, através da constituição de um sistema de holding familiar.