Pesquisar
Close this search box.

Número da linha

(54) 2241-0072

Assessoria jurídica empresarial preventiva

A grande maioria dos empresários tem por hábito contratar advogado apenas quando o problema já está estabelecido, ou seja, quando a empresa já foi citada para se defender em um processo ou quando necessita ingressar com alguma ação, o que na maioria das vezes pode ser um grande equívoco, pois em muitos casos, a situação já está estabelecida que o advogado não tem mais muito a fazer senão buscar um acordo. Costumamos fazer uma analogia que seria como ser chamado a tratar um paciente no “CTI”.

E, principalmente, em tempos onde os termos “crise” e “mercado em retração” estão em evidência, não é nada promissor para uma empresa ser surpreendida com processos judiciais e condenações inesperadas que podem levá-la a grandes prejuízos, quiçá à falência.

O principal objetivo da advocacia preventiva é oferecer segurança jurídica à empresa para que os esforços possam ser direcionados ao crescimento financeiro da organização, fazendo com que o empresário e seus colaboradores fiquem focados em fatores que são essenciais para o ramo empresarial.

Enganam-se aqueles que pensam que somente as grandes companhias e multinacionais necessitam desse tipo de assessoria, o pequeno/médio empresário possui diversas oportunidades de crescimento do negócio, com a assessoria preventiva, pois: a) Evita prejuízos causados por contratos mal firmados; b) Previne eventuais ações trabalhistas; c) Impede atos lesivos à gestão que prejudiquem o empreendimento.

O auxílio da assessoria jurídica na elaboração de contratos, tanto de trabalho quanto de negócios, é fundamental para proporcionar uma maior segurança ao negócio, considerando fatores de curto e longo prazo, uma vez que um contrato mal redigido (como simples modelos da internet) pode levar até mesmo à sua invalidade, causando a impossibilidade de ingresso de ação judicial para exigência do cumprimento de obrigação, caso se faça necessário. A assessoria jurídica conta também com uma atuação proativa, ficando responsável por rever todas as relações/contratos de trabalho ou com terceiros, contratos que forem firmados pela empresa e também aqueles que já estão em vigor.

Em verdade, a assessoria jurídica passa a ser um departamento da empresa como qualquer outro, atuando numa engrenagem onde se tomam decisões de marketing, recursos humanos, financeiros, etc com a análise de um jurídico.

No tocante ao custo da assessoria jurídica preventiva, este varia de acordo com o ramo empresarial e o porte da empresa, mas via de regra não representa um alto custo para a empresa, geralmente se assemelha ao custo de uma assessoria contábil.

Desta forma, garanta uma maior segurança a sua empresa, seja em relação às questões contratuais, seja em relação às cobranças extrajudiciais e judiciais. Invista em uma assessoria jurídica preventiva.

Nós respeitamos a sua privacidade

Usamos cookies para oferecermos uma melhor experiência em nosso site.