É isso mesmo! Testamento não funciona mais nem em novela. E eu vou te explicar o porquê.
Muitas pessoas pensam que ao fazer um testamento declarando a sua vontade no pós mortem evitará que sua família passe pelo processo de inventário e, melhor, evitará brigas na família.
Mas é aí que você se engana. Primeiro, o testamento não evita o inventário. Se trata apenas de uma declaração de vontade e de igual forma a sua família terá que abrir o processo de inventário e gastar de 20% a 40% a do patrimônio com impostos, custas de cartório, advogado, etc.
Pior, antes de abrir o processo de inventário, terá que se fazer a validação judicialmente desse testamento, o que pode levar anos, mesmo que não haja litígio.
Por outro lado, existem aqueles testamentos que são contestados por membros da família, alegando invalidades no referido documento. Quem não viu na imprensa a interminável briga da família do Gugu Liberato, onde a viúva ingressou na justiça contestando o testamento.
Um processo assim, de contestação do testamento, pode levar dez, vinte anos. E até tudo isso se decidir o patrimônio da família fica bloqueado, sem que possa ser usufruído pelos herdeiros.
Concluindo. Testamento não funciona! Não deve ser utilizado como forma de planejamento patrimonial, pois levará apenas a prejuízos e brigas intermináveis, sem evitar que seus filhos passem pelo caos de um processo de inventário.